importância da água do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos.

A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar.

Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência. Para se ter uma ideia, a maior parte das células do nosso corpo possui água, por isso ingerir água é uma necessidade do corpo humano.

A importância da água para o planeta

A água está relacionada não só com o surgimento de vida na Terra, mas também com a sua evolução.

Quando o planeta é visto do espaço, o azul se sobressai pela enorme quantidade de água no planeta, já que cerca de 70% da superfície é coberta por água.

Entretanto, a maior parte da água no planeta é salgada. Há apenas 2,7% de água doce e, desse percentual, apenas 0,1% corresponde à água doce disponível para utilização.

Propriedades da Água

A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.
Se comparada com o ar, ela possui valores maiores de densidade, resistência à passagem da luz e calor específico.

Importância da água para os seres humanos

Os seres humanos utilizam a água não só para beber, mas também para realizar uma grande quantidade de atividades. As principais são:

  • Agricultura: a maior parte da água é utilizada na agricultura, a irrigação das plantações é indispensável para produção de alimentos.
  • Indústrias: a água é utilizada nos processos industriais, incorporada nos produtos e na limpeza dos espaços.
  • Consumo: a água é essencial, por exemplo, para limpeza, higiene e cozimento de alimentos.

Vale lembrar também que a distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e o seu aproveitamento pelo homem.

Propriedades Físico-Químicas da Água

Solubilidade

A água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver enorme quantidade de substâncias. As substâncias que se dissolvem são chamadas solutos e ao ser misturada com o solvente forma uma solução. Essa propriedade é muito importante para os seres vivos porque absorvem nutrientes (como o cálcio, o magnésio, etc) dissolvidos na água que bebem.

Tensão Superficial

Propriedades da Água

Esquema das forças de coesão nas moléculas da superfície e nas moléculas internas.

A tensão superficial é uma propriedade física que resulta da força de atração entre as moléculas internas e da superfície.

Nas moléculas internas, como as forças são em todas as direções elas se anulam, já na superfície as forças de coesão puxam para os lados e para baixo, desse modo, fazem com que a superfície fique como uma película elástica.

Densidade

A densidade é uma medida da concentração da massa em certo volume, ou seja, determina o quanto a substância é compacta.

A densidade da água varia e diminui em temperaturas menores. Isso explica porque o gelo flutua na superfície da água.

Importância da água para o corpo humano

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois desempenha diversas funções.

Veja a seguir as principais funções da água no organismo e como elas são importantes para o corpo humano.

  • Produção de energia: as células precisam de água para realizar as suas funções. Pouca água faz as células trabalharem menos.
  • Transporte: no corpo a água atua como solvente, transportando diferentes substâncias para as células, como minerais, nutrientes e vitaminas.
  • Limpeza: é responsável pela desintoxicação do organismo ao levar as tóxicas para os rins e eliminá-los através da urina, cuja composição é de 95% de água.
  • Regulação da temperatura: a água regula a temperatura do nosso corpo, pois compõe o suor.
  • Regulação do intestino: a água é necessária para evitar que os resíduos dos alimentos, aquilo que o nosso corpo não absorve, solidifique.

Estima-se que 60% do peso do corpo humano seja composto por água e é recomendável que diariamente sejam consumidos pelo menos 2 litros de água.

Naveguem em nosso Site e descubram o prazer da água !